Introdução ao Raciocínio Computacional. Aula 03

Ensino mais aprofundado das estruturas e proposta do trabalho final.

Na terceira aula do componente foi apresentado aos alunos a proposta do trabalho final, no qual o grupo teria que criar um jogo baseado em um tema proposto, que tinha como opções:

- Acessibilidade de Pessoas com Deficiência (auditiva, visual, motora);
- Sustentabilidade e educação ambiental;
- Alfabetização de Jovens e Adultos;
- Educação infantil (em Linguagens matemáticas, artísticas, etc);
- Educação para o respeito às diferenças na questão de raça/cor, gênero e de orientação sexual e religiosa;
- Saúde pública e coletiva (orientação e prevenção);
- Ética na política, combate à corrupção e gastos públicos desnecessários.
- Mobilidade urbana (transporte coletivo, bicicleta, pedestre).

O meu grupo logo em primeiro instante optou pelo tema Alfabetização de Jovens e Adultos. Temos um longo prazo para desenvolver o jogo, esperamos fazer o melhor possível.

Após apresentada a proposta do trabalho final, o professor deu uma aula mais aprofundada sobre alguns recursos e estrutura do Scracth, no assunto foi abordado as dimensões do palco (plano de fundo) e coordenadas, ângulos, cores padrões.

A explicação que achei interessante e não dominava muito foi a de variáveis e operadores, recursos esses que enriquecem o jogo. Mas após a demonstração do professor, ficou claro para nós as funções de ambos e como deveriam ser usados.

Leitores que ainda não conhece o Scratch, recomendo-o, tenho certeza que vocês também irão gostar assim como gostei.

Até o próximo poste caros leitores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Introdução ao Raciocínio Computacional. Conclusão

Operações com Números Maias

Introdução ao Raciocínio Computacional. Aula 04